Gengivite

Atualmente, as doenças relacionadas à higiene bucal estão aumentando. Uma dessas doenças é a gengivite, que é uma inflamação das gengivas causada pelo acúmulo de placa bacteriana ou biofilme sobre o dente. Essa doença pode trazer complicações sérias para a estrutura dos dentes. De acordo com pesquisas feitas nas Américas Central e Sul, boa parte dos adolescentes e crianças já sofreram ou sofrem com essa doença, especialmente meninos de classes mais pobres.
Em 2010, um estudo publicado no periódico Ciência & Saúde Coletiva relatou que todas as crianças estudadas demonstravam um sinal de inflamação da gengiva. Esse estudo levou em conta apenas os dentes permanentes e a presença de placa. A gengivite, se não for tratada, pode se tornar uma periodontite, que irá comprometer os tecidos de suporte do dente (osso), podendo levar ao amolecimento destes.
Geralmente, a gengivite costuma ser causada pela falta de higienização adequada, o que propicia o acúmulo da placa bacteriana. A má oclusão, tártaro, cáries, baixa produção de saliva e cigarro também causam essa doença, além dela estar ligada a fatores genéticos. Para se prevenir, sempre higienize a boca de forma adequada, especialmente após as refeições, evite açúcar e fumo e passe fio dental todos os dias. Em alguns casos, uma raspagem e prescrição de antibióticos e anti-inflamatórios podem ser necessários.
 
Fonte: A Tarde