A Dor dos Primeiros Dentes

Os pais de primeira viagem podem se assustar quando seus bebês começarem a chorar e ficar irritados sem razão aparente e se recusar a comer, mas saiba que isso tudo pode indicar simplesmente que os primeiros dentinhos estão nascendo. Como esse é um período complicado tanto para o bebê quanto para os pais, nós preparamos uma lista com dicas para aliviar as dores causadas pela erupção dos dentes, que costuma acontecer aos seis meses de idade.
Mordedores
Durante esse estágio, os bebês sentem necessidade de morder mais, para ajudar a rasgar a gengiva. A coceira também pode provocar uma vontade de ficar constantemente mordendo algo. Por isso, é melhor comprar mordedores feitos especialmente para essa fase, disponíveis em diferentes cores e tamanhos. Também é bom guardar os mordedores na geladeira, sempre muito bem higienizados, pois a temperatura baixa ajuda a anestesiar e reduzir a dor.
Gel anestésico
Se a dor estiver fazendo a criança sofrer muito, é possível utilizar géis anestésicos próprios para o bebê. Depois de lavar as mãos, aplique um pouco do gel no seu dedo e massageie a gengiva do bebê. Entretanto, lembre-se que o alivio não é duradouro, e que quando o efeito do gel passar, o bebê voltará a chorar.
Massagens na gengiva
Se não quiser ou não tiver condições de comprar o gel, uma simples massagem nas gengivas já alivia o incomodo que o bebê está sentindo. Envolva seu dedo em uma gaze embebida em soro fisiológico gelado, para potencializar o alívio. Nunca esqueça de higienizar as mãos antes de colocá-las na boca da criança, para ela não correr o risco de contrair infecções ou doenças.
Dedeiras de silicone
Muitas mães usam as dedeiras de silicone para higienizar as gengivas do filho após a amamentação, antes dos dentes nascerem. Essas ferramentas também funcionam como ótimos massageadores quando o bebê reclamar, e podem até auxiliar na aplicação do gel.
Higienização sempre
A higiene da boca deve ser feita desde os primeiros dias de vida, usando uma gaze umedecida para limpar o interior da boca. Quando o bebê começar a comer, faça uma escovação suave com uma dedeira de silicone. Se causar desconforto à criança durante o nascimento dos dentes, prefira usar apenas a gaze umedecida, como nos primeiros dias. Após a erupção, quando as gengivas começarem a coçar, a recomendação é voltar a utilizar a dedeira, que une higiene e alívio. Aparecendo um numero maior de dentes, comece a passar uma escova macia apenas com água ou com creme dental sem flúor.
Alimentação normal
É normal que a criança sinta menos fome enquanto os dentes estiverem nascendo, por causa da dor. No entanto, é importante continuar com a alimentação para manter o sistema imunológico do bebê forte. Prefira manter uma alimentação pastosa e fria.
Divirta o bebê
Se você sentir que o bebê se queixa muito, tente distrai-lo com brincadeiras, além dos mordedores e massagens. Manter o bebê ocupado com outras atividades fará com que ele esqueça momentaneamente a dor, reduzindo o choro.
Fonte: Minha Vida