Tipos de Cirurgia de Gengiva

Muito é falado sobre os dentes, mas é preciso saber que a gengiva também precisa de cuidados e tratamentos especiais. Veja abaixo 3 tipos de cirurgias especiais que têm como objetivo restaurar a saúde e manter a estética das gengivas.
1. Retalho gengival: Realizada quando há a presença da doença periodontal. Se as bolsas periodontais tiverem mais de 5 milímetros de profundidade, o especialista periodontista fará este procedimento para reduzi-las. Boa parte dos pacientes diagnosticados com periodontite moderada a severa passam por este procedimento. O periodontista corta o tecido gengival para separá-lo do dente, limpa a área com o uso de um aparelho ultrassônico e manualmente, e retira o tártaro, a placa e a película abaixo das bolsas.
2. Gengivectomia: Tem como objetivo remover o excesso de tecido gengival e proporcionar uma melhor limpeza dos dentes. Requer anestesia antes de cortar e eliminar o excesso de tecido.
3. Gengivoplastia: Realizada para remodelar o tecido gengival saudável ao redor dos dentes e melhorar sua aparência. Se o paciente apresentar recessão gengival (afastamento da gengiva do dente), pode ser feita uma gengivoplastia. Pode-se também fazer um enxerto, removendo tecido do palato e costurando-o no local da recessão.
Após toda cirurgia, é importante que o médico explique a você como limpar os dentes e gengivas com uma escova e um creme dental antimicrobiano com flúor, enxaguante antibacteriano e fio dental.
 
Fonte: Terra