Como Tratar da Saúde Bucal dos Bebês

A higiene bucal deve começar desde cedo, até mesmo antes dos dentinhos do bebê nascerem.
As mamães que estão amamentando ou que estão na segunda metade da gravidez devem evitar o antibiótico tetraciclina, pois ele pode causar descoloração ou manchas nos dentes.
Conforme os dentes forem nascendo, é preciso começar a fazer uso das técnicas básicas de higienização. Os pais devem estar cientes de alguns cuidados bucais especiais dos quais todo bebê precisa. Entre eles estão a prevenção das cáries ocasionadas pelo uso da mamadeira e a verificação de que seu filho está recebendo uma quantidade adequada de flúor.
Como evitar as cáries de mamadeira?
Essas cáries são causadas pela exposição frequente a líquidos que contém açúcar, como o leite, as fórmulas comerciais desenvolvidas para bebês e os sucos de fruta. As substâncias que contém açúcar se acumulam ao redor dos dentes por muito tempo, enquanto o bebê dorme, causando as cáries, que se desenvolvem primeiramente nos dentes anteriores, de cima e de baixo. Por isto, nunca deixe seu filho dormir com a mamadeira de leite ou suco na boca. Ao invés disso, deixe a criança dormir com uma mamadeira com água ou uma chupeta recomendada pelo seu dentista. Durante a amamentação, não permita que o bebê se alimente continuamente. E, após cada mamada, limpe os dentes e as gengivas dele com um pano ou uma gaze umedecidos.
Para que server o flúor e como saber se o bebê está recebendo a quantidade adequada?
O flúor já é benéfico até mesmo antes dos dentes começarem a aparecer. Ele reforça o esmalte dos dentes enquanto estes estão se desenvolvendo. Muitas empresas de distribuição de água adicionam a quantidade de flúor necessária para o desenvolvimento dos dentes. Para saber se a água que você da sua casa contém flúor e qual a quantidade é colocada nela, entre em contato com a empresa de distribuição de água no seu município. Se a água não tiver flúor (ou a quantidade adequada), converse com seu pediatra ou dentista sobre as gotas de flúor que podem ser dadas ao seu bebê diariamente. Se você faz uso de água engarrafada para beber e cozinhar, notifique seu dentista ou médico. É provável que eles receitem suplementos de flúor para seu bebê.
 
Fonte: Terra