Conheça a Cirurgia plástica Periodontal

A moda dos “selfies”, fotos do rosto tiradas com celular, tem feito muita gente se preocupar mais em ter um sorriso bonito. Além de sair bem nas fotos, um sorriso bonito te dá mais confiança, autoestima e pode até influenciar o sucesso profissional e social. Quem sofre com problemas dentários e não está satisfeito com o estado do sorriso deve ir atrás de um dentista para melhorar a saúde bucal.
A cirurgia plástica periodontal está em destaque atualmente, pois se trata de um procedimento para corrigir defeitos gengivais, que provocam algum tipo de comprometimento estético. A cirurgia plástica pode ajudar quem quiser consertar o formato e o tamanho das gengivas, que influenciam na harmonia da boca. Obviamente, a saúde bucal deve vir sempre em primeiro lugar, seguida da satisfação estética.
A retração gengival é um dos defeitos que mais incomodam os pacientes e ocorre quando há o deslocamento da gengiva, provocando a exposição da raiz do dente.
Muitos pacientes se decidem pela cirurgia devido à desarmonia gengival, não só pela falta de gengiva, mas, também, pelo excesso dela.
Indicação
As cirurgias periodontais são mais indicadas quando há deformação na harmonia do sorriso do paciente ou quando as recessões são muito acentuadas, arriscando a permanência do dente. O diagnóstico depende de um exame clínico criterioso, com base na avaliação dos pontos faciais de referência e da saúde gengival. É preciso o auxílio de radiografias, fotografias e proporções (relação entre largura e altura) de cada dente do paciente.
A cirurgia pode corrigir as deformações gengivais, removendo excessos ou reconstruindo áreas que possuem pouca gengiva, utilizando enxerto. Apesar de não haver um padrão de beleza absoluto, a falta ou o excesso gengival pode prejudicar a harmonia do sorriso, de acordo com os padrões de simetria facial. Ele pode aparecer em grau leve, médio e acentuado.
A cirurgia periodontal
A cirurgia periodontal não é considerada complicada. Feita com anestesia local, pode ser feita no próprio consultório do dentista. Após o procedimento, é necessário utilizar alguns medicamentos, como: antibióticos, anti-inflamatórios ou analgésicos.
As técnicas mais recentes, além de proporcionarem ótimos resultados estéticos, oferecem um pós-operatório com pouco desconforto ao paciente. Geralmente, o paciente já pode voltar ao trabalho no dia seguinte à cirurgia, desde que evite esforços físicos.
É importante reforçar que a saúde bucal deve ser considerada como prioridade. Como requisito obrigatório, exige-se a saúde perfeita. Doenças periodontais, cáries, problemas no interior do dente, entre outros, devem ser tratados antes de qualquer cirurgia estética.
 
Fonte: Cruzeiro do Sul