Entenda Mais Sobre a Boca Seca ou Xerostomia

A xerostomia, também conhecida como boca seca, é um sintoma que costuma ser causado pela redução ou falta da saliva. A saliva é responsável por umedecer a mucosa da boca e da língua, além de banhar os dentes. Esse sintoma pode trazer efeitos negativos para os hábitos alimentares, para a fala, o paladar, a saúde dos dentes e causar o mau hálito. O sistema nervoso autônomo é o responsável por gerenciar a quantidade de saliva secretada por cada individuo, que costuma ser de 1000 a 1500/ml por dia.
Para quê serve a saliva?
A saliva auxilia na fala e na deglutição e também tem uma função antisséptica e atua no primeiro passo da digestão da comida. A falta ou redução de saliva pode gerar também rachaduras na língua, proliferação de bactérias bucais e aumentar significativamente a probabilidade de cáries dentárias.
Como ocorre a xerostomia (boca seca)?
Vários fatores podem causar a xerostomia: desidratação, respiração bucal constante, uso de fumo excessivo, diversas doenças sistêmicas e metabólicas, uso de alguns medicamentos (antialérgicos, anticolinérgicos e antidepressivos, entre outros), lesão dos nervos que inervam as glândulas salivares, higiene bucal inadequada e doenças que afetam as glândulas salivares (inflamações, tumores, etc.). A xerostomia também pode ser causada pela radioterapia em uma àrea próxima às glândulas salivares, assim como por situações emocionais de estresse.
Quais os sinais e sintomas da xerostomia?
Os principais sinais e sintomas da xerostomia são estes:

  • Aumento da vulnerabilidade da mucosa bucal às infecções.
  • Ardência e queimação na língua, assim como atrofia das papilas, inflamação, fissuração e rachaduras da mesma. Dor na língua.
  • Mau hálito.

Como é feito o diagnóstico da xerostomia?
Além dos sinais e sintomas clínicos existe um teste instrumental que pode medir a quantidade de saliva produzida, avaliando se há ou não redução da salivação (hipossalia). Também pode ser feita uma análise da composição da saliva.
Como é feito o tratamento da xerostomia?
O tratamento da xerostomia (boca seca) depende de sua etiologia. Geralmente, o tratamento é apenas sintomático, envolvendo métodos mecânicos e farmacológicos de estimulação da produção de saliva (pilocarpina, sprays umidificadores, algumas gomas de mascar, etc.), utilização de substâncias que substituem a saliva e aumento da atenção com a higiene bucal. Nos casos em que a xerostomia for causada por uma doença sistêmica, ela dependerá do tratamento da patologia de base.
 
Fonte: ABC.MED.BR