Meu filho sofreu um traumatismo dentário. E agora?

Crianças costumam ser ativas e gostam de correr e brincar o dia todo. Infelizmente, algumas vezes acontecem acidentes que causam danos nos dentes. Geralmente, esses traumatismos acabam piorando por falta de atenção e cuidado médico imediato. Veja abaixo algumas dicas do que fazer em casos parecidos.
O quê você precisa saber:

  1. Que o dente de leite tem raiz e, no seu interior, possui um canal, chamado polpa, por onde passam nervos e vasos sanguíneos. O dente permanente é formado bem perto desta raiz, desde o momento do nascimento. Por isso, em um trauma, existe o risco do dente permanente ser atingido pela raiz do dente de leite.
  2. Que todo dente que sofre traumatismo precisa de acompanhamento clínico e radiográfico em um consultório, por, no mínimo, 1 ano e 6 meses para os dentes de leite e 5 anos para os dentes permanentes, pois podem ocorrer complicações decorrentes do trauma.
  3. Que nem sempre o dente afetado por trauma tem sua cor alterada. Entretanto, isto pode acontecer e o profissional dentista deverá avaliar se será preciso algum tratamento ou apenas a continuidade do controle periódico.
  4. Que “pequenos” traumas nos dentes de leite podem levar à morte da polpa e que, se o tratamento de canal não for feito a tempo, poderão ocorrer problemas nos dentes permanentes.

O que devo fazer no caso de trauma dental?

  1. Entre em contato com seu dentista imediatamente.
  2. Quando houver um leve sangramento e/ou aumento da mobilidade, pode ser que tenha ocorrido uma fratura de raiz, e o atendimento deverá ser feito o mais rápido possível.
  3. Se o dente sair parcialmente da posição, quanto mais rápido for reposicionado, maiores serão as chances de sua recuperação.
  4. Se o dente permanente sair totalmente, quanto mais rápido ele for reimplantado, maiores serão as chances de sucesso. Guarde o dente em um recipiente com soro fisiológico, leite, saliva ou água, e procure um profissional imediatamente. Quando isso acontecer com o dente de leite, o reimplante não é recomendado, mas é de extrema importância que a criança seja examinada por um profissional o mais rápido possível.
  5. Se alguma parte do dente for quebrada e ela for encontrada, coloque-a em água filtrada e procure o dentista imediatamente, pois, dependendo do tamanho do fragmento, é possível fazer sua colagem no dente, para recuperá-lo esteticamente. Também é importante observar que nestes casos de fratura, a polpa pode ficar exposta e precisa ser protegida o mais rápido possível.

Lembre-se: Mantenha sempre o telefone do consultório, e do celular de seu dentista à sua disposição.
 
Fonte: ABO – Odontopediatria