Cuidado com Cremes Dentais Infantis

Os cremes dentais especiais para crianças podem vir em diversas cores e sabores. De acordo com os especialistas, a maior vantagem desse tipo de creme dental é que eles possuem uma baixa concentração de flúor. Isso é bom para crianças com menos de 3 anos, pois até essa idade a criança não sabe cuspir ou bochechar corretamente e pode ingerir mais flúor do que o recomendado. O flúor em excesso causa fluorose, doença que afeta o esmalte e causa manchas nos dentes. Em situações mais graves, os dentes se tornam porosos e amarronzados.
Contudo, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizou um novo estudo que pode colocar a  eficácia do creme dental infantil em dúvida. De acordo com esse estudo, a baixa concentração de flúor não é muito eficiente contra as cáries e ainda pode não conseguir evitar a fluorose. Isso ocorreria porque a fluorose não é causada pela concentração do flúor no creme dental, mas sim pela ingestão de uma grande quantidade do creme dental. O estudo diz que para reduzir o risco de fluorose e prevenir as cáries, as crianças deveriam usar o creme dental normal em quantidade pequena, semelhante a um grão de arroz.
Alguns especialistas acreditam que, como existem outras formas de evitar cáries, crianças menores de 3 anos devem permanecer usando pastas sem flúor. Apesar de ele ser o principal causador do surgimento da fluorose, não é o único produto com flúor em sua composição. A água e alguns alimentos também podem conter essa substância. Por isso, o melhor seria evitar o produto completamente. Se tiver dúvidas, converse com o odontopediatra do seu filho e veja qual é a melhor opção.
 
Fonte: Revista Crescer