Estudo Descobre que Enzima de Algas Marinhas Ajudam os Dentes

Um estudo britânico descobriu que enzimas de micróbios presentes em algas marinhas, quando misturadas com cremes dentais e enxaguantes bucais, são capazes de tornar os dentes mais resistentes à queda.
Os cientistas realizaram testes com o Bacillus licheniformis e descobriram que esse micróbio consegue proteger as áreas dos dentes onde ocorre o acúmulo de placas bacterianas mesmo com a escovação, pois as enzimas desse micro-organismo conseguem dissolver essas formações. Dessa maneira, as substâncias tornam a dentição mais forte.
As placas que se desenvolvem nos dentes são compostas por bactérias que se agregam para “colonizar” uma determinada área e expulsam “concorrentes” em potencial. Cremes dentais comuns funcionam porque eliminam as placas, mas não de maneira tão eficaz.
Diferentes tipos de bactérias formam as placas. Após a morte das células desses micróbios, elas deixam um líquido que cria um filme que se cola ao dente, prejudicando a saúde bucal.
As enzimas não seriam capazes de remover completamente as placas, mas seriam responsáveis pela remoção de bactérias nocivas, como o Streptococcus mutans, que prejudicam os dentes.
Entretanto, é preciso avisar que são necessários mais estudos para comprovar a segurança e a eficácia dessa técnica antes que ela comece a ser avaliada comercialmente.
 
Fonte: Estadão