Desbancando Mais Mitos Sobre a Saúde Bucal

Veja alguns mitos persistentes sobre a saúde e higiene bucal e tente esclarecer algumas das  suas dúvidas com as perguntas e respostas a seguir:
1- É possível clarear os dentes com casca de banana?
Não. A maioria das maneiras “inovadoras” de clarear os dentes que aparecem na internet são falsas. A melhor forma de clarear os dentes é consultando seu dentista
2- Mau hálito é causado por problemas de estômago?
O mau hálito pode ter origem na boca, sistêmica, ou então os dois fatores associados, o que é mais comum. É bom lembrar que problemas estomacais como gastrite, úlcera etc, não provocam mau hálito. Geralmente, o problema é  provocado pela higiene oral mal feita ou infecção nas vias aéreas superiores
3- A mulher perde cálcio dos dentes durante a gravidez, o que pode enfraquecê-los ou até causar o aparecimento de novas cáries?
Falso. Os dentes não participam da captação de cálcio que o organismo faz durante a gestação e sim dos alimentos consumidos pela grávida.
4- Devo ir ao dentista mesmo sem sentir dor nos dentes?
Sim. A ausência de dor não quer dizer que você está livre de problemas bucais. Por exemplo, a doença periodontal, que é a inflamação da gengiva, não costuma doer, a não ser em casos já avançados.
As cáries no início também não causam dor, mais sua evolução pode causar muita dor, além de tratamentos mais complexos para o restabelecimento da saúde desse dente
5- O uso de implantes ou próteses totais, como a dentadura, requerem controle periódico no dentista?
Sim. Os implantes precisam da mesma manutenção gengival e descontaminação semestral que os dentes. Pacientes com próteses também precisam fazer visitas regulares para que os tecidos moles (gengiva, bochecha…) sejam avaliados e para faz a adaptação das próteses.
6- As cerdas da escova devem ser duras?
Não. A escova dental deve ser pequena ou média para conseguir alcançar qualquer região da nossa boca e ser macia para fazer uma completa massagem dos dentes e gengiva.
7- Devo me preocupar se o dente de leite do meu filho não cair sozinho?
Os dentes de leite são temporários e servem como guia para o aparecimento dos permanentes. Sua permanência além do necessário pode fazer com que o dente permanente nasça fora de sua posição correta.
8- É verdade que o clareamento fragiliza os dentes?
Falso. O processo de clareamento age retirando as partículas que colorem o dente sem desgastar ou danificar a estrutura dentária. É claro que qualquer procedimento de clareamento deve ser acompanhado e indicado por um cirurgião-dentista. E tudo que é excessivo pode provocar um problema.
 
Fonte: R7