Dentistas Contra o Ronco

Muitas pessoas sofrem com o ronco, entretanto, o que poucos sabem é que em alguns casos o ronco pode ser tratado por um dentista. É  preciso ressaltar o caráter multidisciplinar desse tratamento. O primeiro passo é se consultar com um especialista do sono, que irá indicar uma polissonografia, um exame para detectar o problema. O paciente pode ter a apneia obstrutiva ou central. Se for a central, quer dizer que existe um comprometimento neurológico. Se for a obstrutiva, um dos tratamentos  pode ser feito com o uso de uma placa intra-oral. Essa placa é um tipo de aparelho removível que consegue regular a posição da mandíbula e, desse modo, fazer com que o ar consiga passar com facilidade enquanto o paciente estiver dormindo.
Esse tipo de tratamento tem um aspecto muito positivo, pois ela não requer cirurgia e não é  invasivo. Basta colocar a placa na hora de dormir e ela já faz seu trabalho. Em casos como a micrognatia, ou queixo recuado, é necessário uma cirurgia ortognática para reposicionar a mandíbula à frente e abrir espaço na orofaringe, favorecendo a passagem de ar.
A placa é um tratamento simplesmente mecânico, que pode ser removida após o uso noturno. Esta deve ser confeccionada individualmente para cada paciente.  Cerca de 95% dos pacientes ficam muito satisfeitos com esse tratamento.
A pessoa que sofre com o ronco costuma acordar cansada e com dores de cabeça, pois o corpo continuou trabalhando durante a noite. Mas, ao fazer uso da placa, o paciente finalmente consegue relaxar e dormir a noite toda.
 
 
Fonte: Tribuna do Norte