Conheça Diferentes Tipos de Clareamento Dental

Atualmente, existem muitas opções no mercado para clarear os dentes, sem contar as fórmulas caseiras. Entretanto, poucas pessoas conhecem as diferenças entre cada uma e as suas vantagens e desvantagens. Abaixo, apresentamos as formas mais recomendadas e seguras para que você possa conhecer mais sobre o assunto e ficar mais informado.
Molde caseiro
Para realizar o clareamento caseiro, o paciente deve solicitar ao seu cirurgião-dentista moldeiras, seringas do gel clareador e instruções de como usá-las.
Prós: esse tipo de clareamento é feito separadamente nos dentes de cima e nos de baixo. Pode ser feito em sessões de o1 hora ou à noite durante o sono, segundo as orientações do dentista.
Contras: a frequência de retorno ao consultório será estabelecida pelo dentista para que ele possa avaliar os resultados. Tais resultados normalmente costumam ser atingidos, em média, após duas semanas de clareamento para cada arcada.
Água oxigenada
Método caseiro mais conhecido, a água oxigenada é o principal agente em tinturas de cabelos, cremes de clareamento de pelos e outros procedimentos para alteração de coloração.
Prós: é barato e pode ser feito em casa.
Contras: o uso do peróxido de hidrogênio (principal componente da água oxigenada) é prejudicial se for feito sem indicação, pois esse produto apresenta diferentes comportamentos dependendo do seu pH, diluições e concentrações. A ingestão desse componente libera radicais oxidativos (radicais livres, que estão relacionados ao envelhecimento dos tecidos). Os efeitos negativos são diferentes para cada pessoa, mas podem incluir a corrosão ou dano aos dentes, gengiva ou corpo.
Enxaguante
Utilizados após a escovação para estimular a limpeza e clareamento. Os enxaguantes devem ser usados como coadjuvantes na manutenção do clareamento.
Prós: pode ser utilizado diariamente.
Contras: certos enxaguatórios têm o peróxido de hidrogênio em sua composição. Ele realmente possui propriedades clareadoras, entretanto, a baixa concentração deste composto, combinada com o tempo de contato com os dentes reduzido, fazem com que seus resultados sejam muito lentos em comparação com as técnicas profissionais.
Tiras clareadoras
Esse método consegue os melhores resultados,  pois ficam mais tempo em contato com os dentes e possuem a maior concentração de agente clareador.
Prós: podem ser utilizadas por quem quer clarear poucos tons. São práticas e não causam dor.
Contras: podem gerar sensibilidade nos dentes e até mesmo pequenas úlceras. A maior desvantagem está no comprimento das tiras, que podem ficar restritas aos dentes anteriores.
Creme dental 
Os cremes dentais conseguem remover manchas superficiais, ajudando na manutenção da cor natural ou dos resultados alcançados com clareamento profissional.
Prós: é parte da higiene diária e barato.
Contras: como esses produtos funcionam realizando abrasão na superfície dos dentes, o uso deve ser intercalado com pastas menos abrasivas.
Fonte: Terra