Trate a Cárie Sem Dor e "Motorzinho"

O “motorzinho”, como é conhecida popularmente a caneta de alta rotação utilizada na restauração de dentes cariados,  é motivo de medo e apreensão para muitas pessoas que precisam visitar o consultório do dentista. Entretanto, já é possível de se livrar dessa ferramenta amedrontadora. Desenvolvido na década de 90, o tratamento restaurador atraumático (ART, na sigla em inglês) é um método de baixo custo que conta com técnicas manuais e que passou a ser recomendado para pacientes do mundo todo, especialmente crianças, idosos e pacientes com histórico de trauma ou com necessidades especiais.
O objetivo do tratamento restaurador atraumático é usar uma abordagem amigável, que não causa medo e nem ansiedade nos pacientes. Por isso, com ele existe a opção de não usar anestesia, mas só se as lesões de cárie forem pequenas.
Para sua realização, o ART requer instrumentos manuais apropriados para a técnica e um ionômero de vidro de boa qualidade, que apresente alta viscosidade. O ionômero de vidro é biocompatível e tem flúor na sua composição. Com liberação contínua do flúor, o material também age na prevenção de futuras lesões cariosas. A importância do selamento com material restaurador específico, feito após a retirada da lesão e que impede o crescimento da cárie não deve ser ignorada.
O tratamento restaurador atraumático é indicado nos casos de pequenas lesões de cárie e para situações em que as mãos do cirurgião-dentista têm livre acesso para fazer o tratamento. O método é contraindicado se houver um abcesso próximo ao dente cariado ou se a polpa do dente estiver exposta.
 
Fonte: Jornal Correio do Povo de Alagoas