Como Manter os Dentes Saudáveis na Melhor Idade

A ideia de que os cuidados com a saúde bucal devem começar logo na gravidez é relativamente nova. Por causa disso, pessoas mais idosas podem ter mais problemas dentais. Mas mesmo assim, existem várias maneiras de cuidar da saúde bucal na melhor idade e garantir uma vida longa e saudável.
Não esqueça do autoexame
Na fase tardia da vida, é possível que apareçam lesões, causadas por próteses mal adaptadas ou por algum outro fator. Dessa forma, é aconselhável fazer o autoexame todos os meses. Fique de frente ao espelho, em um local com boa iluminação, e procure por lesões na gengiva, bochechas, língua, assoalho e céu da boca. Se diagnosticadas no começo, essas lesões podem ser tratadas sem muitos transtornos.
Aposte na escova interdental
Após a perda de um dente ou mais, é possível que os outros dentes migrem para ocupar o novo espaço vazio. A escova interdental é perfeita para facilitar a higienização. Nos casos de próteses fixas ou de implantes, esse tipo de escova consegue alcançar lugares que uma escova de dentes comum não consegue, por causa de seu tamanho, curvatura e quantidade de cerdas.
Estimule a salivação
Certos medicamentos podem alterar o fluxo salivar, como antidepressivos, muitas vezes usados nessa parte da vida. Se a medicação não puder ser trocada, há formas de estimular a salivação, como gomas de mascar e frutas cítricas. Caso a sensação continue, também é possível usar a saliva artificial, disponível no mercado. No entanto, esse produto precisa ser reposto com frequência, se o atrito da prótese com a mucosa provocar lesões ulcerosas.
Cuidados com a dentadura 
As próteses totais, chamadas popularmente de dentaduras, devem ser higienizadas após toda refeição. A prótese deve ser segurada firmemente para prevenir quedas e fraturas. O melhor é usar uma escova para prótese e um sabão neutro para remover resíduos de comida. Enxague com água corrente em abundância.
Recomenda-se que as próteses sejam colocadas duas vezes por semana, por 30 minutos, em uma solução com 100ml de água e uma colher de chá de água sanitária ou vinagre branco. Enxaguar bem também é necessário. No mercado, estão disponíveis produtos efervescentes, que também podem realizar essa função de limpeza.
Também não se esqueça de limpar gengiva, língua e bochechas com uma escova de dentes macia.
Visite o dentista
Em todas as fases da vida, a visita ao dentista é obrigatória. Em casos controlados, o melhor é ir a cada seis meses.
 
Fonte: Terra