Comida de Praia e os Dentes

Pleno verão, hora de viajar para a praia e relaxar. Além do sol e do mar existem outras maravilhas que podem ser encontradas nas nossas belas praias: milho, sorvete, raspadinha e bebidas bem geladas. Entretanto, no meio da diversão, é fácil esquecer a higienização dos dentes após a alimentação. Mas existem outras maneiras de cuidar da boca.
O melhor a fazer é beber muita água e comer frutas frescas ou geladas, de preferência maçã, melancia ou pera. Qualquer fruta com base fibrosa auxilia a remover resíduos superficiais dos dentes. É importante manter a boca bem hidratada para que os dentes e gengivas fiquem mais protegidos.
A água também ajuda a fazer uma primeira limpeza após consumir qualquer alimento e bebida, especialmente os mais açucarados. Raspadinha, sorvete ou bebidas doces, devem ser seguidas de lavagem da boca, para que os resíduos que sobram ao redor dos lábios ou dentro da boca não fermentem e causem mais irritações.
A espiga de milho é um item que raramente falta na praia. Hoje em dia, os vendedores já providenciam o milho em potes, o que ajuda a saúde dos dentes. Entretanto, as casquinhas ainda podem ficar presas entre os dentes. Neste caso, as escovas interdentais  e o fio dental são necessários, e servem para limpar os vãos dos dentes.
A goma de mascar sem açúcar também é uma ferramenta muito útil. Estudos comprovam que adultos e adolescentes que mascam gomas com xilitol (adoçante) por 10 minutos têm uma melhora na prevenção de cáries e problemas bucais.
Mesmo assim, o melhor mesmo é fazer uma higiene boa quando chegar em casa ou no hotel para manter a boca livre de bactérias. É muito importante a higiene bucal bem equilibrada, com uso de escova com creme dental, fio dental e um bochecho de efeito hidratante, caso exista recomendação do especialista.
Não esqueça de proteger os lábios! Produtos com fator de proteção solar ajudam a evitar descamação e traumas nos lábios que podem causar lesões desconfortáveis na boca.
 
Fonte: Terra