A Relação Entre o Diabetes e a Saúde Bucal

Todo mundo sabe a importância de se cuidar da saúde dos dentes. Entretanto, poucos sabem que, quem sofre com uma doença como a diabetes precisa prestar ainda mais atenção no cuidado com a saúde bucal. Se os cuidados adequados não forem tomados, um paciente pode atrapalhar o tratamento do diabetes, pois qualquer infecção no organismo irá alterar a glicemia.
Se você manter uma boa saúde bucal, não terá infecção e nem vai correr nenhum risco. Uma dieta saudável, com frutas e legumes, pode ajudar a controlar a glicemia e prevenir problemas odontológicos. Se você tiver algum tipo de problema odontológico sério, pode, por exemplo, perder os dentes e não conseguirá mais mastigar esses alimentos saudáveis. Por causa disso, precisará comer alimentos como pão, que prejudicam a dieta e aumentam a glicemia. É um ciclo vicioso.
O controle da glicemia é fundamental não só para a saúde do corpo do paciente com diabetes, mas também para a saúde bucal. Um recente estudo do periódico médico dos Estados Unidos, The Journal American Dental Association, informa que um em cada cinco casos de perda de dentes nos EUA está ligado ao diabetes.
O índice de doença bucal entre os diabéticos e não diabéticos é parecido. Entretanto, quem tem diabetes sofre mais, pois as doenças tornam-se mais graves do que naqueles que não têm diabetes.
Quem tem glicemia descompensada, terá mais dificuldade de cicatrização. O sistema imunológico é mais lento nestes pacientes. Dessa forma, a higiene bucal é fundamental para prevenir doenças bucais. A partir do momento que o problema se instalar, quem tiver glicemia descompensada terá mais dificuldade no tratamento.
Além da prevenção e controle da glicemia, quem tem diabetes precisa tomar cuidado especial ao escolher seu dentista. Boa parte dos tratamentos odontológicos é invasivo e, por isso, o profissional deve estar atento à doença e aos detalhes do tratamento.
É fundamental que o paciente notifique ao dentista sobre os remédios que toma. Com as informações completas, o dentista poderá escolher o melhor anestésico para utilizar e planejar o tratamento.
 
Fonte: R7